LUGARES - Interior de Santa Catarina

Férias Escolares Tudo de Bom

 
Ferias é tudo de bom, e poder passear com meus pais é maravilhoso.
 
Estivemos do dia 16 a 19 fazendo um viajem por Santa Catarina nosso estado, e como são lindo os lugares que passamos.
O Roteiro foi planejado pelo Papai Fábio, e a promessa era ver neve ou gelo na Serra Catarinense. Saindo de Jaraguá logo começamos a aventura por estradas secundárias do município de Apiuna, a estrada segue costeando as curvas do Rio e logo começa uma bela serra onde o rio despenca com lindas cachoeiras. A estrada é cheia de curvas e muitas bifurcações e nós sem GPS somente confiávamos na cabeça do Pai que disse ter tudo em mente pois, tinha verificado no mapa e achava que tinha saída aquelas estradinhas no município de Presidente Nereu, a após uma pequena errada e mais algumas informações de pessoas que achávamos no caminho chegamos na cidadezinha com 2.500 habitantes, achamos um bom local para almoçar chamado Recanto Olaria, e já partimos para Vidal Ramos, novamente um belo caminho mais algumas informações e tudo certo. No caminho algumas edificações históricas tombadas pelo Patrimônio Histórico do Município e também por uma fábrica de cimento muito grande.
 
 
Clike nas fotos para abrir Album
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Atravessamos por Alfredo Wagner e mais uns  45 km  de estradas de terra nos esperava para chegarmos até Anitápolis. Chegamos por umas 17h00min hr e com mais informações fomos para localidade de Estrada Geral Serrinha onde ficamos acampados na Pousada Encantos da Serra http://www.anitapolis.sc.gov.br/turismo/item/Hospedagem/ . Quando chegamos à Pousada quase a noite não tinha ninguém por lá, e ai o que faríamos? Papai disse "vamos acampar aqui mesmo temos tudo o que precisamos". Logo quando tudo estava arrumado escutamos o som de uma moto que entrou na propriedade mas, foi embora....vixe vinha confusão por ai. Após quase uma hora chega os proprietários da pousada Sr. Loreni e Silvana Bennert, que por sinal muito gente boa, nos ofereceu tudo de bom e nosso acampamento seguiu perfeito, churrasquinho na grelha, jogamos Uno, conversamos e fomos dormir. Após um maravilhoso café da manha na pousada, conhecemos um pouco mais o lugar, e com mais informações colhidas pelo Sr. Loreni fomos por estradinha até Santa Rosa de Lima. Este caminho é muito lindo com Rios de águas límpidas, muitos vales, e bastantes plantações de verduras. O município tem 2.000 habitantes, mas são bem bonitos, mais informações obtidas e o destino agora era a localidade de Auire em Grão-Pará, porta de entrada para a Serra do Corvo Branco. Esse trecho foi um dos mais difíceis e duvidosos, a estrada hora parece que vai acabar, mas deu tudo certo, chegamos a Auire. Uma placa marcava Queijo Colonial, a mamãe Simone disse “vamos comprar um queijo” voltamos e começamos a subir uma serra que parecia não ter mais fim, e cadê a venda de queijo, logo mais uma placa...oba está perto, logo chegamos já era meio dia, e os Colonos estão carneando um suíno, papai já fez amizade e acabamos almoçando junto com a família. Todos ali trabalham na fazenda onde criam mais de 30 vacas leiteiras aonde toda produção de leite vai para fazer queijos. Após almoçar e fazer umas comprinhas no Laticínio Encosta da Serra partimos para subir a serra do Corvo Branco. A estrada esta em obras e em péssimas condições de trafego, exigindo bastante atenção de quem anda por aquelas bandas.
 
 
 
 
 
 
 
 Urubici – Terra do Frio... Chegamos sem problemas na metade da tarde, rodamos pelo centro, passamos por alguns amigos, tivemos noticias não muito boas sobre a perda de um amigão do papai... achamos um Camping Pousada Nossa Senhora das Graças, o tempo virou para uma trovoada e partimos para uma das cabanas. O local é bem aconchegante de um pequeno fogão a lenha que nos manteve aquecidos.
Ainda em Urubici seguimos para o Moro da Igreja onde podemos avistar a pedra furada, o frio era de rachar pois ventava muito e o tempo estava feio com muita neblina, na descida conhecemos a cachoeira Véu de Noiva, e por ali também almoçamos, bom e barato, dali partimos para o Morro do Campestre uma miniatura de Vila Velha-PR. O acesso é bem fácil, tem estrada até uns 100 m dos principais arenitos.Lá de cima se avista uma linda parte do vale do Rio Canoas. Uma pena são as inscrições que o bicho homem que diz civilizado deixa por lá. Rodas na estrada novamente por estadinhas do interior chegamos a  Rio Rufino 2,482 habitantes, de lá pela serra até Urupema, hoje já toda pavimentada. Papai disse que já subiu essa serra pedalando e quando não era pavimentada, mamãe confirma a ousadia realizada a 10 anos atrás, mas isso é outra história que tenho que ouvir dele e escrever aqui no meu blog.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Já em Urupema subimos o morro das Antenas, o frio era insuportável, pois o vento forte junto com neblina dava uma sensação muito abaixo de zero. Descendo pela serra chegamos a Fazendo Morro Agudo, onde ficamos hospedados muito bem. O local é bonito com uma decoração rústica. A noite lá fora marcava -3 graus e fomos dormir na esperança de acordar cedinho e ver os campos cobertos de gelo, mas a neblina da noite não permitiu esse fenômeno. Logo a neblina deu lugar a um belo dia de Sol, proporcionando apreciar as belezas da Serra Catarinense, no caminho muito aves, Graxains e lógicas lindas florestas de Pinheiros. Um pouco antes de chegar a São Joaquim a mamãe quis ir conhecer a Vinicola Villa Francioni. Foi um lindo passeio por dentro da Vinícola onde são feito diversos tipos de vinhos, Papai e Mamãe fizeram uma degustação de alguns tipos de vinhos e espumantes.
 
 
 
 
 
 
 
 
  Próximo destino Serra do Rio do Rastro, a tarde estava maravilhosa, com um céu azul. Cegamos no mirante e após umas conversas com outros viajantes, começamos a descida, foram 150 curvas até o final da serra.  Pegamos a BR  101 a  pelas 21h30min do sábado dia 19 de julho de 2014 estávamos em casa.
 
 
 
 
Textos do Blog: Aventuras da Yohana
 
Sobre a loja

Somos uma empresa com 17 anos de existência, a fabricação é 100% nacional. Seus proprietários com vasta experiência no mundo overland, viagens, acampamentos e esportes radicais, fez surgir a Fammel Outdoors. Fabricamos Artefatos de Nylon, Bolsas, Mochilas, Equipamentos de camping, Barracas, Tendas, Capas, Protetores, projetos sob medidas, fechamentos para toldo de motor-home.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

FAMMEL ARTEFATOS DE NYLON LTDA - CNPJ: 07.936.725/0001-35 © Todos os direitos reservados. 2024